Ao utilizar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Diário do Planeta
  • Economia
  • Política
  • Esportes
  • Meio Ambiente
  • Opinião
Lendo: BNDES e Ministério da Defesa vão restaurar Monumento aos Pracinhas
Compartilhar
Diário do PlanetaDiário do Planeta
Font ResizerAa
  • Economia
  • Política
  • Esportes
  • Meio Ambiente
  • Opinião
Search
  • Economia
  • Política
  • Esportes
  • Meio Ambiente
  • Opinião
Have an existing account? Entrar
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

BNDES e Ministério da Defesa vão restaurar Monumento aos Pracinhas

Local guarda restos mortais de ex-combatentes brasileiros

Última atualização 21 de fevereiro de 2025 16:31
Publicado 21 de fevereiro de 2025
Compartilhar

O Ministério da Defesa, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Exército Brasileiro assinaram nesta sexta-feira (21) um acordo de cooperação técnica para incentivar a revitalização e restauração das instalações do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. A ideia é colaborar com a conservação do legado dos combatentes brasileiros que lutaram em solo europeu, além de destacar a importância do espaço cultural para a história e a memória coletiva do povo brasileiro.

Contents
Rio de Janeiro (RJ), 21/02/2025 – O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, fala durante evento em que Defesa, BNDES e Exército assinam acordo de cooperação técnica para revitalização do monumento em homenagem aos heróis brasileiros da 2ª Guerra Mundial. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil – Tânia Rêgo/Agência BrasilMemória 

O monumento é um equipamento cultural e um mausoléu, que guarda os restos mortais de ex-combatentes brasileiros mortos em solo italiano durante o conflito contra o nazifascismo. 

O projeto de revitalização e restauração do monumento será feito em parceria com Fundação Cultural Exército Brasileiro (Funceb) e será executado em três etapas, prevendo nove licitações com valor total estimado em R$ 58,6 milhões. Além de melhorar as condições de guarda e preservação do acervo, o projeto pretende atrair mais visitantes, com acessibilidade também para pessoas com deficiência, e ao aumento da segurança para militares e visitantes.

O acordo formaliza a parceria para troca de informações e auxílio técnico pelo prazo de 60 meses, a contar da data da assinatura do documento, podendo ser prorrogado mediante aditivo. O BNDES se dispôs a prestar suporte técnico ao Exército nas atividades a serem realizadas no restauro do monumento, assim como articulação de recursos adicionais para o projeto. Pelo acordo firmado nesta sexta-feira, não há transferência de recursos entre as duas partes.

“O Brasil tem que dar muito mais atenção a essa parte da memória e da história. Temos que nos empenhar em dar visibilidade. O Brasil foi o único país da América do Sul a enviar tropas para combater do outro lado do Atlântico em solo europeu”, disse o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

“Reverenciar a memória dos antepassados é um ato de gratidão e reconhecimento da contribuição que deram ao país. O memorial retrata a exitosa participação brasileira na Segunda Guerra Mundial”, acrescentou o ministro da Defesa, José Múcio.

Rio de Janeiro (RJ), 21/02/2025 - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, fala durante evento em que Defesa, BNDES e Exército assinam acordo de cooperação técnica para revitalização do monumento em homenagem aos heróis brasileiros da 2ª Guerra Mundial.  Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Rio de Janeiro (RJ), 21/02/2025 – O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, fala durante evento em que Defesa, BNDES e Exército assinam acordo de cooperação técnica para revitalização do monumento em homenagem aos heróis brasileiros da 2ª Guerra Mundial. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil – Tânia Rêgo/Agência Brasil

Memória 

Conhecido popularmente como “Monumento aos Pracinhas”, o local foi inaugurado em 5 de agosto de 1960, com a missão de honrar a memória dos militares brasileiros que morreram na Segunda Guerra Mundial. O local é também um relevante ponto turístico carioca, que atrai visitantes dos mais variados lugares do mundo.

O Monumento aos Pracinhas recebeu a primeira intervenção em 1972, quando foram identificados problemas na plataforma em balanço, mas voltou a apresentar trincas após 12 anos. No início dos anos 90, houve vistoria técnica e busca por convênios, mas a revitalização só veio em 2001. Atualmente, suas estruturas encontram-se deterioradas e com risco de colapsar.

Fonge: Agência Brasil

Você também pode gostar

Congresso aprova alterações no Orçamento para facilitar apoio ao RS

Diretor da PF defende regulamentação das redes sociais no Brasil

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Marina quer recuperar legislação ambiental para evitar retrocessos

Mais de 10 milhões de pessoas ainda não entregaram declaração do IR

AssuntosDestaque
Compartilhar
Facebook Email Copy Link Print
Artigo anterior Brasil terá nova onda de calor neste final de semana
Próximo artigo Haddad recorrerá a TCU para liberar recursos do Plano Safra
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos nas redes sociais
Twitter Youtube Telegram Linkedin
Diário do Planeta
Mantenha-se informado acompanhando a tudo que é importante no Brasil e no Mundo pelas nossas redes sociais
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?