Uma polêmica envolvendo o nome de uma casa de idosos localizada na Vila Mutirão, na Avenida do Povo, em Goiânia, ganhou os bastidores do cenário político de Goiás nos últimos dias e fez o executivo local voltar atrás em uma decisão. Diante de um mal-estar com a família da ex-primeira-dama e ex-deputada-federal, Íris de Araújo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, revogou um projeto que homenageia a própria mãe, Maria Xavier Caiado.
A confusão teria começado no legislativo. A instituição voltada para a terceira idade foi citada em dois projetos de lei da Assembleia Legislativa de Goiás. Ambas as propostas são de 2023 e tratam da mudança do nome do lar. O texto mais antigo, o projeto de lei no 334/23, é de autoria do deputado estadual Gugu Nader (AGIR) e homenageia Íris de Araújo, que morreu em fevereiro deste ano. Ele foi aprovado, de forma unânime, em duas votações na Assembleia. Isso aconteceu no mês de setembro. Na época, a filha de Íris, Ana Paula Rezende, se reuniu com Gugu, que entregou pessoalmente o projeto de lei que tratava da homenagem.
Em Setembro, deputado Gugu e Ana Paula Rezende no dia da entrega do projeto de lei em homenagem à dona Íris
Quase dois meses depois, a casa de idosos voltou à pauta do parlamento estadual com o mesmo objetivo, mudar o nome. Só que dessa vez, a homenagem seria para outra pessoa: a mãe do governador do Estado, Maria Xavier Caiado. O projeto de lei no 5693/23 é de autoria do deputado Wilde Cambão (PSD).
Segundo a Secretaria de Comunicação do Estado de Goiás, o primeiro projeto, que homenageou dona Íris, não tinha sido encaminhado pela Assembleia Legislativa para a sanção do governador. Apenas o segundo texto tinha sido levado ao conhecimento do executivo e por isso, foi sancionado na semana passada pelo vice-governador, Daniel Vilela, que estava à frente do Estado enquanto Caiado viajava para o exterior.
A filha de Íris, Ana Paula Rezende, diz que não foi avisada de que a homenagem à mãe tinha sido desfeita. Ela acredita que houve um desrespeito à família. “Aquela casa dos idosos tem uma importância para a família. A minha mãe ajudava no planejamento social no governo do meu pai e lembro da satisfação dela na inauguração da instituição”, afirmou Ana Paula.
Ana Paula contou ainda que tem um bom relacionamento com a família Caiado e que achava que o governador não deveria estar ciente do impasse entre os projetos de lei.
Nossa equipe procurou o deputado estadual Gugu Nader para entender o que aconteceu. O parlamentar assumiu o erro. Ele disse que houve uma falha de comunicação entre ele e o colega de casa, Wilde Cambão. “Eu não sabia que ele já tinha assumido o compromisso com o governador de propor a homenagem à dona Maria Caiado. Então, eu voltei atrás e assinei a carta de renúncia do projeto de lei”, complementou.
Questionado se havia conversado com a família de Dona Íris após a decisão, Nader afirmou que ainda vai falar com os filhos da ex-primeira-dama.
Diante de toda a polêmica, no fim do dia da última terça-feira (21), Caiado revogou a sanção do vice e sancionou a homenagem à dona Íris de Araújo. Em nota, o governador explicou:
● Solicitei hoje à Assembleia Legislativa o envio ao Executivo do primeiro projeto apresentado sobre o assunto, de autoria do deputado Gugu Nader, que dá o nome da ex-deputada federal e ex-primeira-dama de Goiás, Iris de Araújo, àquela casa, e o sancionei imediatamente. Com isso, fica revogado o projeto que batizava a Casa do Idoso da Vila Mutirão com o nome de minha mãe, Maria Xavier Caiado.
● Minha mãe foi uma pessoa que nunca se envolveu em política. Ao contrário, foi alguém que sempre me incentivou a seguir a carreira médica e não a carreira pública. E não irei, neste momento, expor o seu nome numa polêmica política desnecessária.
● Importante salientar ainda que nunca pedi a quem quer que fosse que se colocasse o nome dela na referida Casa do Idoso. Aliás, nunca o fiz em relação a nenhum membro de minha família, mesmo tendo pessoas com relevantes serviços prestados a Goiás.
O deputado Cambão não se manifestou sobre o caso até o fechamento desta reportagem.
Casa do Idoso Vila Mutirão
A Casa do Idoso Vila Mutirão foi, recentemente, demolida para que uma nova estrutura seja erguida no local. De acordo com a Gerência Estadual do Idoso, a ideia, a princípio, era apenas uma reforma, mas constatou-se que o melhor caminho seria a construção do espaço do zero. A reinauguração está prevista para o ano que vem.
Após a conclusão das obras, os residentes contarão com uma série de melhorias, incluindo 24 unidades habitacionais, um centro comunitário equipado com sala de enfermagem, sala de atendimento psicológico e assistência social, refeitório e salão de festas, sala de artesanato e terapia ocupacional, espaço para atividades físicas e até mesmo uma piscina para aulas de hidroginástica.