Enquanto o conflito entre Israel e o Hamas continua com os bombardeios, na tarde desta terça-feira (10), a primeira aeronave com 211 brasileiros saiu da cidade de Tel Aviv rumo à Brasília. A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que a previsão é chegar no Brasil durante a madrugada desta quarta-feira (11), por volta das 4h da manhã.
Na imagem divulgada pela FAB, é possível ver o momento em que os brasileiros se organizam para embarcar na aeronave KC-30.
Este é o primeiro de seis aviões que serão destinados à cidade de Israel ao longo da operação em busca da repatriação dos brasileiros que estão nas áreas de risco e sem passagens aéreas, na Faixa de Gaza, Cisjordânia e proximidades.
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty) reforça que a orientação para os demais brasileiros que possuem passagens é optar por voos comerciais a partir do aeroporto Ben-Gurion. Outras medidas também estão em negociação com os países vizinhos como o Egito (EG)
“O Escritório de Representação em Ramalá segue em contato com os brasileiros na Faixa de Gaza e com as autoridades responsáveis na região. A Embaixada do Brasil no Cairo, por sua vez, segue em contato com as autoridades egípcias para verificar a viabilidade da passagem segura para o Egito”, afirmou o Itamaraty.
Até o momento, um brasileiro continua desaparecido e outros dois tiveram sua morte confirmadas pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty). São os casos de Bruna Valeanu, de 24 anos, e de Ranani Nidejelski Glazer. Em nota, o Itamaraty lamentou a perda violenta dos jovens brasileiros.