Um casal, integrante de uma associação criminosa especializada em golpes, foi preso pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). A dupla enganava, normalmente, idosos. A ação ocorreu em cumprimento a mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça do DF.
De acordo com as investigações, o grupo atuava em todas as regiões do Brasil, e, apenas entre os meses de agosto e setembro, praticou golpes nos Estados do Rio de Janeiro, Paraná, Espírito Santo, Goiás e no Distrito Federal.
O delegado, Antônio Dimitrov, explica que esses criminosos instalavam um dispositivo para travar o cartão das vítimas nos caixas de autoatendimento e conseguir se aproximar. Assim, persuadiam os clientes com ajuda e orientações enganosas, como a de um suposto bloqueio do cartão retido na máquina.
“A mulher golpista se aproximava das vítimas e começava a dar orientações para realizar o suposto bloqueio do cartão, e fornecia um telefone falso de uma central de atendimento. Do lado de fora da agência, um comparsa orientava a vítima a digitar os dados no terminal. Nesse momento, a criminosa anotava os dados, enquanto a vítima realizava a suposta operação. Em seguida, a mulher distraía a vítima, enquanto um comparsa entrava na agência e subtraía o cartão da máquina, deixando outro no local”, explica o delegado.
De posse do cartão e dos dados, o grupo realizava transações bancárias para contas de laranjas ou compras de produtos de alto valor. O mesmo casal aplicou um golpe, em julho deste ano, contra uma vítima que estava numa agência bancária da Asa Sul, causando um prejuízo de R$ 15 mil.
A partir de então, a PCDF passou a investigar o grupo, que atuava em todo o território nacional.