Nesta quarta-feira (13), três pessoas foram presas suspeitas de comercializarem brownies de maconha. O trio foi capturado na Asa Norte, próximo ao endereço alvo de uma ação policial, realizada na última terça-feira (12), pelos policiais da 9ª DP (Lago Norte), que resultou na apreensão de “brisadeiros”—que são brigadeiros feitos com maconha.
Os policiais ainda apreenderam porções de cocaína e maconha, além de equipamentos utilizados na atividade criminosa: balanças de precisão, celulares e máquinas de cartão de crédito.
A ação faz parte de uma operação maior. Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão em diversas regiões administrativas, incluindo Samambaia, Ceilândia, Planaltina, Recanto das Emas e Águas Lindas de Goiás.
Foram 10 meses de investigações. A apuração revelou que o grupo utilizava plataformas digitais para facilitar o contato com usuários e adotava o pagamento, via PIX, ampliando sua rede de distribuição. Em diálogos interceptados, verificou-se que os suspeitos cadastravam contatos com apelidos e nomes vinculados às substâncias comercializadas, uma tática para despistar investigações e dificultar a identificação de membros.
Os envolvidos responderão pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, cujas penas podem chegar a 25 anos de reclusão.