Nesta segunda-feira (8), o trânsito na Esplanada dos Ministérios está parcialmente interrompido. O esquema de segurança foi montado em razão da data que marca um ano dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.
Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), nesta manhã, o bloqueio foi feito na altura da Praça dos Três Poderes. Durante à tarde, a interdição deve começar a partir da Avenida das Bandeiras, antes do Congresso, até a L4 Sul. A região está sob um forte esquema de monitoramento.
Mais de 2 mil policiais militares estarão mobilizados para atuar, se necessário, na Esplanada, de acordo com a governadora em exercício do DF, Celina Leão. Já a Força Nacional terá 250 homens para garantir a segurança na área do Palácio do Planalto.
Governo Federal, Legislativo e o Supremo Tribunal Federal (STF) preparam uma programação para este dia 8 de Janeiro. No STF, há um evento às 14h, e no Congresso Nacional, às 15h. Até o momento, não há qualquer manifestação cadastrada ou prevista para o local.
O Congresso Nacional estará isolado, de forma preventiva, com gradis.