Uma lei sancionada nesta segunda-feira (8) instituiu o Dia do Rock Brasiliense no calendário oficial de eventos da capital do país. De acordo com o documento, a data deve ser comemorada anualmente em 27 de março, dia do aniversário de Renato Russo.
O texto foi sancionado pela governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão. A ideia é que ao longo de todo o mês de Março deverão ser realizadas ações de valorização do rock, que será denominado “Mês do Rock Brasiliense”. O projeto é de autoria do deputado Ricardo Vale (PT) e foi aprovado no âmbito da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Câmara Legislativa do Distrito Federal, em novembro do ano passado.
Apesar de ter nascido no Rio de Janeiro, Renato Russo foi um cantor, compositor e produtor que se destacou no cenário brasiliense. As músicas dos artistas retratam diversos cenários de Brasília. Renato morreu devido às complicações causadas pela AIDS em 11 de outubro de 1996, na época com 36 anos. Amigos do cantor afirmam que ele se infectou com o vírus após se envolver com uma pessoa portadora do HIV que conheceu em Nova Iorque, em 1989.