As imagens do circuito de segurança do Supremo Tribunal Federal (STF) do momento do ataque foram liberadas nesta quinta-feira (14). Nos registros, é possível acompanhar quando o indivíduo se aproxima da estatura do local, lança dois explosivos e em seguida se abraça a um artefato.
Em um segundo momento, dá para notar a movimentação de seguranças no local devido a explosão. Toda a ação foi muito rápida. A ocorrência foi registrada por volta das 19h30.
Durante o caso, o indivíduo, Francisco Wanderley Luiz, estava vestido com o traje esverdeado com estampas de símbolos de baralho. Em uma outra imagem recebida pelo portal Atividade News, observa-se com detalhes a roupa.
Além destas explosões, ele ainda explodiu o próprio carro, em um dos estacionamento da Câmara dos Deputados e deixou outros artefatos espalhados pela Praça dos Três Poderes. O suspeito, que morreu durante a ocorrência, era de Rio do Sul, em Santa Catarina (SC).
Ele chegou a adentrar na Política como candidato a vereador pelo PL em 2020, mas não foi eleito. No que tange à polícia, o suspeito já tinha sido preso por contravenção no ano de 2012. Ele teria premeditado os atos. Por meio de conversas via whatsapp, Francisco deixa claro o que pretendia fazer no Distrito Federal (DF).