O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, deve receber o título de cidadão do estado do Maranhão. A homenagem foi ideia da deputada estadual, Iracema Vale (PSB). Ela é autora do projeto de Resolução nº 075/2023 que foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado.
A concessão do Título de Cidadão Maranhense é atribuída a pessoas que tenham prestado relevantes serviços nas áreas cultural, científica, religiosa, esportiva, política ou de assistência social e ao desenvolvimento econômico ou tenham se destacado na vida pública ou privada.
A deputada estadual e presidente da Assembleia do Estado, Iracema Vale, afirmou que Alckmin tem acompanhado de perto as demandas do Maranhão e exercido papel fundamental para a vinda de novos investimentos ao estado, a exemplo da instalação da unidade da Inpasa Brasil, em Balsas. A empresa, que é a maior transformadora de cereais em energias limpas e renováveis da América Latina, investirá R$ 2,5 bilhões para transformar, inicialmente, 1 milhão de toneladas de milho em um bilhão de litros de etanol por ano.
Durante o ato de lançamento da pedra fundamental da indústria em Balsas, Geraldo Alckmin, destacou a importância do empreendimento para o Maranhão e o país. O vice-presidente foi interlocutor nas conversações entre o Grupo Inpasa e o Governo do Estado.
“Ele tem reconhecido e valorizado o potencial do nosso estado, demonstrado grande interesse em trazer empreendimentos importantes, como este da Inpasa Brasil, que vai impulsionar a economia do Maranhão e trazer desenvolvimento e emprego para os maranhenses. São contribuições como esta que o credenciam ao Título de Cidadão Maranhense”, afirmou Iracema Vale.
Geraldo Alckmin é médico e natural de Pindamonhangaba, interior de São Paulo. Foi governador de São Paulo por quatro mandatos. Antes, exerceu também o cargo de vereador e deputado federal.