O clássico WordPad vai ser descontinuado pela Microsoft. Na sexta-feira (1°), a empresa anunciou que o programa será aposentado no Windows numa futura atualização de sistema.
“O WordPad não está mais sendo atualizado e será removido em uma versão futura do Windows. Recomendamos o Microsoft Word para documentos de texto como .doc e .rtf e o Windows Notepad para documentos de texto simples como .txt”, informa a Microsoft em uma página de suporte.
O WordPad foi lançado em 1995 junto ao Windows 95 — portanto, ele tem 28 anos. Ele era uma alternativa mais robusta para a edição e leitura de arquivos em texto nativa do sistema operacional (SO).
Com o tempo, o programa foi deixado de lado. Em fevereiro de 2020, ele se tornou uma função opcional no Windows 10 a partir da Build 19551.
Atualmente, o WordPad é instalado por padrão no Windows 10 e no Windows 11. Contudo, você pode desinstalá-lo no menu “Recursos opcionais”, nas configurações do SO.
Aposentadoria sem previsão para acontecer
Apesar do anúncio, a Microsoft não forneceu uma data específica para o fim do WordPad no Windows.
Vale mencionar que esse pode não ser o fim definitivo do programa, porém. Em 2017, o clássico Paint também teve aposentadoria anunciada pela Microsoft, mas após comoção do público, a Microsoft reverteu a decisão e mantém o programa no Windows até hoje — inclusive, com atualizações.
Se a comunidade de usuários demandar, é possível que a Microsoft adote estratégia semelhante e disponibilize o programa na Microsoft Store e mantenha atualizações recorrentes. Porém, isso depende da estratégia da companhia.
Fonte: Tecmundo