A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) divulgou, nesta sexta-feira (1º), o planejamento para o desfile do 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O trânsito vai sofrer alterações a partir de quarta (6).
O público vai passar por revistas nos acessos à área do desfile, que terá arquibancadas e palanques com entradas exclusivas para autoridades e público em geral. O acesso à Praça dos Três Poderes será restrito, e prédios públicos serão protegidos por gradis.
Também será proibido acessar a Esplanada com objetos pontiagudos, garrafas de vidro, hastes de bandeiras e outros materiais que coloquem em risco a segurança do público.
Trânsito
Neste sábado (2), a Esplanada fica fechada, durante a manhã, em função do ensaio para o desfile de quinta-feira (7). Segundo a PMDF, o trânsito deve ser liberado por volta do meio-dia.
A partir das 21h de quarta-feira (6), o trânsito volta a ser fechado. O bloqueio é entre a alça leste da Rodoviária do Plano Piloto e o 1º Grupamento de Bombeiro Militar.
A partir das 6h de quinta-feira, o trecho entre o 1º Grupamento do CBMDF, passando pela L4 Sul, até as proximidades da Ponte JK (sentido Plano Piloto – Lago Sul), fica suspenso para abrigar os veículos blindados que irão participar do desfile.
As vias N3 e S2 terão trânsito livre, assim como o Buraco do Tatu (ligação entre Asa Sul e Norte, próximo à Catedral). Ambulantes cadastrados poderão acessar o local destinado para vendas entre as 21h e as 23h50. Após esse horário, será feita a retirada de veículos não autorizados da Esplanada.
A reabertura das vias será feita após a dispersão do público, mediante avaliação de cenário por parte das autoridades de trânsito. público que se deslocar até o desfile com veículo pode utilizar os estacionamentos dos anexos dos ministérios, dos setores de Autarquias, Bancário e Comercial.
O Eixão do Lazer funcionará normalmente, ou seja, estará fechado para veículos e liberado para circulação de pedestres.
Público vai passar por revista
O público vai passar por revista nos acessos à Esplanada. A revista será montada na via S1, lateral da Catedral e escadarias dos ministérios – as quatro primeiras no lado sul e as três primeiras do norte (sentido Rodoviária – Praça dos Três Poderes).
De acordo com o comandante do Departamento de Operações (DOP) da PMDF Alcenor dos Santos, haverá, também, revistas pessoais nas proximidades do evento e, eventualmente, em meio ao público, caso seja necessário.
Cidade Policial
As forças de segurança terão como base a estrutura da Cidade Policial, que será montada ao lado do Museu da República. No local, haverá os comandos móveis das corporações.
Também vai ter uma Delegacia Móvel da Polícia Civil no local para o registro ocorrências policiais e bloqueio de celulares roubados ou furtados, por meio do programa Fora da Rede.
O Corpo de Bombeiros vai atuar na prevenção de incêndios e também com equipes de militares especializados em atendimento pré-hospitalar, circulando entre o público “para uma resposta mais rápida em caso de necessidade”.
Os bombeiros recomendam, em caso de sol forte e temperaturas elevadas, o uso de roupas leves, protetor solar, bonés ou chapéus. Também é aconselhável ingerir bastante água.
Espaço para crianças perdidas
A SSP-DF vai montar uma tenda entre os dois primeiros ministérios, próximos à Catedral, para o direcionamento de crianças perdidas. Conselheiros tutelares e servidores da Vara da Infância e Juventude (VIJ) e forças de segurança estarão no local. É importante que pais e responsáveis identifiquem as crianças.
Veja lista de itens proibidos na Esplanada dos Ministérios do 7 de Setembro
- Fogos de artifício e similares
- Armas em geral
- Apontador a laser ou similares
- Artefatos explosivos
- Sprays e aerossóis
- Mastros confeccionados com qualquer tipo de material para sustentar, ou não, bandeiras e cartazes
- Fogões e similares que utilizem gás e/ou eletricidade
- Garrafas de vidro e latas
- Armas de brinquedo, réplicas, simulacros e quaisquer itens que possuam aparência de arma de fogo
- Drogas ilícitas, conforme a legislação brasileira
- Substâncias inflamáveis de qualquer tamanho ou tipo
- Armas brancas ou qualquer objeto que possa causar ferimentos, mesmo que representem utensílios de trabalho ou cultural (tesouras, martelos, flechas, tacos, tacape, brocas)
- Quaisquer outros itens a serem divulgados, com antecedência mínima de 24h da Operação, pela PMDF e/ou SSP e/ou GDF.
Fonte: G1 DF