As chuvas que afetam o Distrito Federal nesta semana fizeram com que o Governo do DF decretasse estado de alerta. A medida foi publicada na última quarta-feira (3) numa edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal e assinada pela governadora em exercício, Celina Leão.
Celina visitou algumas áreas que foram afetadas pelas chuvas e se reuniu com órgãos que prestam apoio aos moradores. Uma das regiões mais prejudicadas foi a Vila Cauhy, no Núcleo Bandeirante.O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) está no bairro desde o dia 2 de janeiro. O córrego Riacho Fundo transbordou e a água invadiu diversos imóveis. Os socorristas ajudaram a retirar famílias de suas casas por causa do risco que corriam. Uma estatística levantada pela Secretaria de Segurança, pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil, aponta que, mais ou menos, 60 famílias estão desabrigadas.
O CBMDF continua na Vila Cauhy orientando as pessoas e prestando assistência. Os moradores só devem retornar às residências quando o nível da água baixar. Por volta de três horas da madrugada desta quinta-feira (4),foi realizada uma verificação na região, onde foi constatado que as águas estão baixando.
De acordo com o subsecretário de Defesa Civil, Sandro Gomes, dependendo da intensidade das chuvas e da região em questão, os moradores podem receber orientações de evacuação e deslocamento para pontos de concentração em áreas já mapeadas.
“O alerta vai ser para aquela região específica, não para o Distrito Federal inteiro. A gente já tem os pontos de concentração para a evacuação daquele local. Então, dependendo da situação, a gente manda um alerta. Normalmente a gente manda alertas dizendo que vai ter chuvas torrenciais, ventania, ou seca, mas dependendo da magnitude a gente vai dar as devidas orientações”, explica Gomes.