Após sair do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) , o senador Izalci Lucas, agora, faz parte do Partido Liberal (PL). O anúncio oficial foi realizado nesta quarta-feira (20). A cerimônia de filiação do senador está marcada para o dia 26 de março, com a intermediação do ex-presidente, Jair Bolsonaro.
De acordo com Izalci, é uma “honra” fazer parte do PL para lutar em favor da “defesa e propagação dos valores da família e da pátria”. Esta é a primeira mudança de sigla do político em 27 anos. Izalci estava desde 1997 no PSDB.
Uma das fontes consultadas pelo portal Atividade News disse que uma das motivações da mudança seria a perda de força e influência do PSDB no Senado Federal. Com essa transição, agora, o PL conta com 13 representantes na casa, enquanto o PSDB fica com apenas um, o senador Plínio Valério.
Izalci também teria sido procurado por outros partidos. Nessa nova etapa da vida política, o senador já pensa nas eleições de 2026. A projeção é de que Izalci esteja de olho no cargo de governador do Distrito Federal (DF). Como Ibaneis Rocha (MDB) não pode mais se candidatar, a vaga fica em aberto. Apesar disso, Ibaneis mantém sua influência ao apoiar a vice-governadora, Celina Leão (PP).