Iniciado nesta quarta-feira (20/3), o South Summit Brazil (SSB) 2024, correalizado pelo governo do Estado, oferece não apenas boas oportunidades para que negócios sejam fechados e empresas inovadoras em diversos setores possam ser conhecidas. O evento também permite que o público conheça as soluções inovadoras em constante aperfeiçoamento da administração pública estadual. O estande global do governo do Rio Grande do Sul apresenta 18 produtos desenvolvidos por profissionais do serviço público.
“O governo do Estado participa desse importante espaço por meio de um posicionamento estratégico, que visa colaborar com a sociedade, promovendo ações e inovações em governo Digital”, explicou a titular da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Danielle Calazans.
“Durante os três dias de SSB, a equipe técnica da SPGG e da Procergs estarão demonstrando soluções em várias plataformas de serviços, como o RS Digital, o Tudo Fácil Empresas, o Portal de Imóveis, e ações voltadas à disseminação da acessibilidade digital em todos os espaços públicos”, detalhou a secretária.
Localizado no Marketplace, que reúne cerca de 160 expositores com atuação nos mais variados nichos de mercado, o estande global do Estado possui uma área principal e outras menores para a apresentação dos serviços e conexão entre os visitantes. A estrutura, próxima à entrada principal pela Sunset Street, é coordenada pela Procergs (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul), que também apresenta diversas soluções desenvolvidas por seus profissionais.
A diretora de Negócios e Relacionamento com Clientes da Procergs, Karen Lopes, destacou a importância das conexões possibilitadas pelo estande. “O governo, como um centro de inovação aberta, deve aproveitar essa possibilidade, pois a partir de ideias surgidas aqui podem sair soluções para os serviços da administração pública, a partir de dados, de inteligência artificial, de conversas com investidores e startups”, destacou.
Entre os destaques está o modelo digital do Centro Administrativo Fernando Ferrari. O trabalho foi realizado por uma equipe multisetorial de servidores, atuando dentro do Laboratório de Estudos de Tecnologias BIM (LaBIM), sob a coordenação da Supervisão de Tecnologia da Informação (STI). O modelo digital inovador vai possibilitar uma gestão e manutenção do prédio de forma ágil e efetiva em alinhamento com a nova Lei de Licitações.
Outro ponto de forte interação com o público é o desafio proposto pela administração pública estadual. Na ação, são expostos problemas da gestão pública e o participante sugere formas de solucioná-los.
A SPGG também levou para o SSB2024 a Central de Licitações (Celic), portal voltado para atender as demandas de compras e contratações do governo estadual. Já a Subsecretaria de Patrimônio do Estado (SPE) apresenta o Portal de Imóveis RS, um painel com dados dos imóveis da administração, no qual é possível realizar buscas sobre ocupação e localização, além de exportar os dados encontrados.
O Departamento de Planejamento (Deplan) faz demonstração da Infraestrutura Estadual de Dados Espaciais (Iede). Nela, são encontrados mais de 20 painéis temáticos, construídos em parceria com 15 órgãos e que disponibilizam mais de 1.400 serviços. O Departamento de Economia e Estatística (DEE) apresenta as ferramentas para acesso a dados e indicadores socioeconômicos do Rio Grande do Sul, concatenados por meio da plataforma DEEDados. Nela, é possível acessar e baixar dados estaduais, municipais e das regiões.
Em parceria com a Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (Jucis-RS), é apresentado o Tudo Fácil Empresas 2.0. O sistema é dedicado a facilitar a abertura e o cadastro de empresas de baixo, médio e alto risco, por meio de fluxos adaptados conforme a necessidade.
O Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP) está presente com três soluções: o programa RS Digital, que auxilia municípios na trajetória de governo digital; o rs.gov.br, que concentra 717 serviços estaduais e que acumula prêmios importantes de serviços públicos; e o Escritório de Projetos de Restabelecimento e Reconstrução (EP2R), instituído a partir da necessidade de prestar atendimento às cidades atingidas durante os eventos climáticos adversos de 2023.
Novas tecnologias
A Procergs, por sua vez, leva seis soluções em desenvolvimento para diferentes áreas da administração estadual. Entre elas estão a Farmácia Digital, que tem o objetivo de contribuir para o acesso a medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS). Com ela, os usuários que necessitam solicitar ou renovar o pedido de medicamentos do elenco especial e especializado pelo SUS podem realizar todo o procedimento de forma on-line, além de poderem localizar a farmácia disponível no município.
Voltado para o público rural, o Produtor On-line é uma plataforma que disponibiliza serviços da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) utilizando autenticação pelo Gov.br. Por meio dela, o produtor pode fazer a Declaração de Rebanho, confirmar o recebimento de guias de trânsito animal (GTA), entre outros serviços importantes.
O desenvolvimento de soluções utilizando dados e inteligência artificial também é um dos focos da Procergs. No painel da Primeira Infância, por exemplo, são reunidos dados dos 497 municípios gaúchos, que ajudam a aprimorar as políticas públicas para a faixa etária, além e orientar a construção e definição de metas do Plano Estadual da Primeira Infância. Outra aplicação foi adotada na ferramenta EmFrente, Mulher, que faz uso de dados para definir probabilidade de revitimização em casos de violência doméstica e auxiliar na identificação de vítimas com maior risco.
O aplicativo Minha empresa permite que gestores e proprietários de pequenas e médias empresas acompanhem operações de compra e venda, produtos, clientes e fornecedores, acessando gráficos e indicadores gerenciais. Já o aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF) simplifica o processo de emissão de documentos fiscais pelo contribuinte.
Fonte: Governo Do Estado do Rio Grande do Sul